domingo, 28 de junho de 2009

LUTOS E PERDAS - a propósito da comunicação de M. Rosário Belo

Quero deixar aqui o meu agradecimento à colega Rosário Belo, que nos apresentou uma maravilhosa comunicação neste último sábado, no âmbito das actividades da AP.
Tratou-se de um trabalho denso e comovente, no meu entender, e que devia ser relido com cuidado. Gostava de ter acesso ao paper, se for possível, no site da AP, por ex. em pdf - ou por mail.
Lutos e perdas são coisas muito complicadas e que suscitam os terrores mais primários. Só uma hora depois, ao volante do meu carro (que não é um Chevrolet nem eu ia pela estrada de Sintra como no poema de F. Pessoa, mas parecia...), percebi que o medo que sentira ao ouvir a comunicação tinha a ver com o medo da loucura ou, se quisermos, o da perda da razão. Trata-se de um assunto com o qual nos debatemos neste momento (o "nós" é uma paciente e eu), talvez daí a minha sensibilidade acrescida.
Talvez a Rosário queira também elaborar um pouco sobre essa outra perda horrível, a de nós mesmos.
Clara Pracana

1 comentário:

Unknown disse...

...o medo da loucura...da perda da razão...(a perda horrível)de nós mesmos...Penso que aquilo que prevalece é Maior e mais Bonito...daí a "sensibilidade acrescida".